terça-feira, 1 de março de 2011

Pelas pequenas causas

Por esses dias, enquanto caminhava de manhã para tomar um ar e refrescar as ideias, presenciei uma cena a qual a maioria acharia estranha ou incomum: enquanto uma menina passava com seu material escolar em mãos um senhorzinho começou a falar ' bons estudos, que Deus te abençoe e que seus sonhos se realizem' (senti muita saudade e vontade de abraçar meus avós nessa hora) isso num tom alto pois ela estava um tanto distante. Não pretendo e nem é de direito meu discutir intenções nesse tipo de atitude, mas acostumamo-nos a nos assustar quando alguém, ainda mais alguém que não conhecemos e que provavelmente não nos conhece, nos deseja coisas boas. Não digo que a moça deveria responder no mesmo tom ou tomar alguma atitude positiva quanto a isso, até porque eu também faria a mesma expressão tímida e responderia no mesmo tom baixo e quase inaudível... Mas... Por quê?! Por que temos vergonha de oferecer um sorriso? Por que temos medo quando alguém nos oferece um sorriso?! Por que temos tanto medo da possibilidade do bom desconhecido?! Nos contemos em nossos muros conhecidos, nas faces conhecidas, no mundo que podemos dominar, e qualquer um que queira apenas contribuir com a possível felicidade desse mundinho é ignorado e visto como ameaça... O mundo é ameaçador, por isso  nos contentamos com mesmices que nos dão segurança, sentimentos superficiais que nos passem um pouco de calor...
Não serei ingênua afirmando que o mundo é pura paz e amor e nem que devemos nos arriscar em lugares realmente inseguros... mas, ao invés de nos escondermos em nossos quartos seguros, por que não buscamos lugares em que a violência, abuso e dor não corromperam ainda? Por que não arriscamos?! Medo que ofereça algum risco a vida?! Trancar-se em um quarto é ter vida?! O que é viver? Qual o limite dos nossos medos?! Essa ultima questão serve tanto a mim, pois temo tanto, por tantas coisas... mal cabem no meu coração e nos meus pensamentos, muito menos aqui...
Mesmo sendo tímida, costumo desejar bons dias, tardes ou noites aos que encontro pela frente, principalmente aqueles que aparentam precisarem ouvir algo relacionado a um desejo otimista, assim como algumas vezes eu também preciso e até anseio, e vejo nos sorrisos agradecidos minha força para querer acordar em um mundo melhor... Mas sei também que eu mesma preciso lutar muito mais por essas causas que carrego como ideais...


Sei que não adianta muito escrever essas coisas atualmente, pois não nos chocamos ou paramos para refletir mais tão facilmente, mas, por que não tentar?! Um primeiro passo, pode nos levar a outros, e quando vemos, podemos ter chegado longe e superado nossas próprias expectativas... então, Por que não?!

Um comentário: