segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Era uma vez...


Quem, durante a infância, não se encantou com os contos de fadas (principalmente as meninas) e sonhou com castelos, princesas em belos vestidos, príncipes 'valentes' e finais felizes? (No qual o tal príncipe, no final das contas, não fez quase nada em comparação à 'barra' que a princesa teve que enfrentar; uma boa lição para aquelas que seriam as futuras 'donas de casa')

Até o dia em que alguém te conta que os contos originais não eram tão belos assim... O castelo cai, o vestido rasga, e o príncipe foge com a madrasta (maldade!).
Brincadeiras a parte, vale a pena ir atrás de livros que mostrem como surgiram os contos originais, que, ao contrário das histórias que conhecemos, não foram escritos para crianças e muito menos tinham fundo moral (ou seja, nada de apresentar as histórias originais para as crianças hein!); temas como pedofilia, incesto, adultério, canibalismo e mortes conduziam os contos originais. (tenso)
Apresentarei alguns de modo resumido, só para dar o gostinho...

CHAPEUZINHO VERMELHO
Chapeuzinho Vermelho 'no susto'

Há várias versões de Chapeuzinho Vermelho. Na versão de 1889 de Charles Perrault, o conto termina com o lobo comendo a Chapeuzinho e a Vovó. Não há caçador pra ajudar.
Já na versão de 1884, dos Irmãos Grimm, o caçador vai à casa da vovó, vê o lobo dormindo e então usa uma tesoura para abrir a barriga dele e tirar as duas de dentro. Antes que o lobo acorde, a Chapeuzinho enche sua barriga com pedras pesadas. Assim que ele acorda, tenta correr e não consegue por causa do peso, então, cai morto. 
Em uma versão mais pesada (a qual não consegui achar a origem) Chapeuzinho Vermelho encontra o Lobo disfarçado de Vovó (provavelmente com a velha já sendo digerida) e chega a fazer 'strip-tease' para distrair o Lobo e conseguir fugir. Outra versão mostra o Lobo fazendo sopa de Vovó e obrigando a Chapeuzinho a jantá-la com ele; Chapeuzinho diz que precisa ir ao banheiro (que naquela época ficava do lado de fora das casas) e foge.

BELA ADORMECIDA
O rei 'se apaixonando'
           O conto original de A Bela Adormecida (Belle au bois Dormant) foi escrito pelo francês Charles Perrault em 1697 e depois ganhou uma versão dos alemães Irmãos Grimm (com o nome Little Brier-Rose). Mas antes, em 1634, o italiano Giambattista Basile havia publicado um conto muito semelhante chamado Sol, Lua e Tália (Sun, Moon, and Talia) que foi a inspiração de Perrault.
Nesta versão a princesa Tália adormece por causa de uma profecia, na qual uma farpa de linho entra sob sua unha e ela imediatamente cai morta. O rei coloca o corpo de sua filha em um palácio, tranca-a e parte para sempre, pra apagar a lembrança de sua dor. Algum tempo depois, outro rei estava por ali caçando e encontra Tália. Ele apaixona-se por sua beleza, mas como não consegue acordá-la, a estupra e vai embora. Nove meses depois Tália dá a luz gêmeos, Sol e Lua, mas continua adormecida. Um dia um dos bebês não encontra seu seio para mamar e coloca a boca no dedo da mãe e suga. Suga com tanta força, que extrai a farpa e faz despertar. Um dia o rei lembra-se de “sua aventura” com Tália e resolve ir visitá-la. Ao encontrar sua bela, não mais adormecida e com duas crianças, resolve se casar com ela. A esposa do rei descobre o caso e manda cozinhar as duas crianças e servi-las para o rei. Mas o cozinheiro prepara cabritos no lugar. Depois a rainha manda buscar Tália para lançá-la ao fogo, mas o rei chega e lança a própria esposa no lugar de Tália. Ele casa-se com Tália e vive com ela e seus filhos. Fim! (eu disse que era tenso)

Minha opinião sincera? Acho muito mais engraçado os contos originais, mas não dormiria a noite se fosse criança...
Depois disso só posso desejar-lhes Bons Sonhos... (com efeito de risada malvada no fundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário